O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá assinado uma ordem que autoriza o apoio secreto do governo norte-americano, por intermédio da CIA, às forças rebeldes líbias que tentam derrubar o ditador Muammar Kadhafi, adianta a Reuters citando funcionários da administração Obama.
Citando quatro fontes do governo norte-americano, a Reuters adianta que Obama assinou a ordem, conhecida como «decisão presidencial» nas últimas duas ou três semanas, porém, a Casa Branca e a CIA não quiserem prestar declarações sobre o caso.
Os rumores de que o presidente dos Estados Unidos teria dado a autorização para a operação secreta tornaram-se mais claros depois do governo norte-americano e os restantes aliados terem falado abertamente sobre a possibilidade de reforçar o armamento dos rebeldes líbios contra as forças de Kadhafi, que têm obrigado as tropas dissidentes a recuar dia após dia.
Barack Obama, em entrevista ao canal norte-americano NBC, na passada terça-feira, declarou que os Estados Unidos não descartavam a possibilidade de enviar equipamento militar aos rebeldes líbios, acrescentando que uma «pressão contínua» será aplicada «não apenas militarmente, mas através de outros meios».
«Creio que seja justo considerar que se pretendessemos, neste momento, reforçar os rebeldes, provavelmente poderíamos. Estamos a analisar todas as opções neste momento», afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Wednesday, July 09, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment